Universidade Federal de Roraima
Centro de Educação
Departamento de Pedagogia
Disciplina:
Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada à Educação
Professora:
Teresa Kátia Alves de Albuquerque
Componentes: GABRIELLA RIBEIRO MIRANDA E Juliana Karoline Dantas
RELATÓRIO DO INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA(IFRR),SETOR DIPEAD.
INTRODUÇÃO
Este Projeto de Pesquisa visa obtenção
de informações junto ao DIPEAD, no Instituto Federal de Educação
(IFRR), para conhecimento quanto à execução dos Cursos à
Distância e o uso das Tecnologias e andamento da EAD na Instituição.
Busca sanar dúvidas quanto aos processos, execução dos cursos e
benefícios que os mesmos oferecem à comunidade.
Como metodologia realizaremos
entrevista à equipe organizadora da DIPEAD, procurando esclarecer da
melhor forma possível nossas dúvidas.
1 HISTÓRICO DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE
RORAIMA
O
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima
(IFRR) vivenciou durante toda sua existência várias mudanças,
assim como outras Instituições de Ensino do nosso País.
Atualmente, o IFRR possui estrutura multi-campi, composto por quatro
campus: Amajari, Boa Vista, Zona Oeste (em fase de
implantação) e Novo Paraíso, além da Reitoria. Em 2013, o
IFRR conta com um quadro de 481 servidores efetivos, dentre
técnico-administrativos e docentes (IFRR, 2013).
1.1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA
E O SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL JUNTOS
Ao realizarmos
pesquisas de busca na internet, encontramos no site oficial do
Instituto Federal (IFRR)[ver em referências] como aconteceu a adesão
do mesmo ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Esse
processo coaduna-se com a expansão
da Rede de Educação Profissional e Tecnológica no Brasil (2008),
no qual tem o desafio de atender ao Termo de acordo de metas que foi
celebrado pela Secretaria de Educação Profissional e
Tecnológica (SETEC)/MEC e a Instituição ora
mencionada (IFRR, 2013).
O termo de
acordo entre SETEC e IFRR é um documento que estabelece as metas
acadêmicas e institucionais a serem cumpridas pelos Institutos
Federais de todo o Brasil até o ano de 2022.
Dentre os
compromissos desse acordo, os que se destacam são os relacionados à
Educação à Distância. A partir do Termo de Acordo a educação à
distância passa a ter a necessidade de ser implantada como
atividade regular nos Institutos Federais, bem como estabelece
formas de medição de índices de eficácia e eficiência,
parâmetros para ofertas de vagas e cursos, além de projetos,
pesquisas e inovação para o Instituto Federal.
Assim, o IFRR sentiu a necessidade de
iniciar o processo de implantação da modalidade de educação à
distância com o processo de institucionalização formal, primeiro
como uma coordenação de Educação a Distância do IFRR- CEAD
(2010), e logo em seguida, ainda no mesmo ano, como uma Diretoria de
Educação à Distância do IFRR- DIPEAD.
O Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
iniciou suas atividades para oferta de curso de educação à
distância em 2011, inicialmente com o curso de Letras Espanhol e
Literatura Hispânica, destinado ao atendimento dos professores que
estão atuando em sala de aula sem a devida formação. Os
professores interessados deveriam acessar a plataforma freire e se
candidatar ao curso à distância proposto pelo IFRR.
É importante ressaltar que a adesão
do IFRR a UAB foi um marco decisivo na interiorização da educação
superior no estado de Roraima.
2 HISTÓRIA DA DIRETORIA DE POLÍTICA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
(DIPEAD)
Pudemos encontrar um pouco da história
da Diretoria de política de Educação à Distância (DIPEAD) que
relataremos abaixo no site da Diretoria, no link história (ver em
referências).
A história começou quando a
Diretoria visou atender ao chamamento feito pelo Ministério da
Educação para mobilização em torno da formação de
professores para atuar na Educação Básica o Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR que
aderiu ao Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB, lançado em
2006, com o objetivo de ampliar a oferta do ensino superior
(DIPEAD, 2012).
No primeiro momento, o sistema UAB
lançou editais nos quais as instituições superiores de ensino se
credenciavam para a oferta de cursos de graduação e
especialização, os municípios e/ou estados se cadastravam
para oferecer a Infraestrutura - polos de apoio presencial, adequada
para ministração dos cursos de graduação e especialização,
e a Secretaria de Educação a Distância (SEED), atualmente extinta,
no Ministério da Educação, formalizava o atendimento às demandas
identificadas com a oferta dos cursos oferecidos.
Em Roraima, através da Fundação
Universidade virtual de Roraima - UNIVIRR existem 15 polos de apoio
presenciais credenciados pelo sistema UAB, sendo localizados um em
cada um dos municípios roraimenses, para oferta de cursos de
formação inicial e continuada.
Com a divulgação dos resultados de
que o Brasil ocupava no ranking mundial de pesquisa o 15º
lugar, e em relação ao ensino ficava abaixo do 80° lugar, houve um
apelo para que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal
de Nível Superior (CAPES) aderisse ao Plano Nacional de
Formação de professores para a educação básica, através do
Plano de Ações Articuladas/PAR. Com isto, o Sistema Universidade
Aberta do Brasil migrou para Coordenação de Aperfeiçoamento de
Pessoal de Nível Superior/Capes e se encontra dentro da Diretoria de
Educação a Distância -DED/ CAPES (DIPEAD, 2012).
Ao visitarmos a Diretoria de política
de Educação à Distância (DIPEAD), fizemos algumas perguntas ao
Diretor Nadson Castro, que nos informou acerca de como funciona o
organograma da DIPEAD, e nos mostrou o organograma da Diretoria
(disponível no tópico 4), onde vemos que é uma Diretoria dividida
em Núcleos, e cada núcleo tem seu responsável para realizar as
atividades competentes.
Ao ser perguntado como o programa
funciona para que os Cursos de Educação a Distância possam ser
ofertados, o Diretor nos esclareceu que “A Diretoria precisa de
recursos, e esses orçamentos são oriundos tanto do Núcleo de
Projetos Institucionais (IFRR), quanto de orçamentos do Núcleo de
Projetos Descentralizados, que são responsáveis pelo repasse de
recursos para serem desenvolvidos os cursos oferecidos pela UAB
(Universidade Aberta do Brasil) para cursos de nível Superior, e
ETEC para os cursos de nível técnico”.
Quando questionado quanto aos meios de
acesso e ingresso aos cursos a distância, Nadson nos informou que “
atualmente a DIPEAD oferece cursos a nível de especialização,
extensão, graduação e técnico, todos a distância, com o intuito
de solidificar o cumprimento de sua missão e função social, e o
ingresso nos cursos dar-se por publicação de edital e analise
curricular, além dos cursos já existentes, há previsão de abrir
mais cursos ainda este ano de 2013 para 2014”.
Nadson também relatou que a
coordenação do DIPEAD tem a preocupação com o acesso dos alunos,
pois o problema de acesso à internet ainda é constante em nosso
estado, mas relatou que todos os alunos tem acesso a internet pelos
pólos responsáveis em Boa Vista, e oferecidos pela UNIVIRR nos
laboratórios de informática. E frisou: “Mesmo com as dificuldades
todas as aulas são realizadas”.
Na questão dos benefícios da EAD
para a sociedade, o Diretor da DIPEAD vê a EAD como uma oportunidade
de estudo para quem não tem disponibilidade de horário para estar
em sala de aula todos os dias, um exemplo citado pelo professor
Nadson Castro foi do curso de Formação de Professores no Campo, que
leva a oportunidade para as mais diversificadas distâncias do nosso
estado, podendo os alunos ter formação sem ter que sair do
município deles.
Quando questionado em relação à
comprovação da qualidade dos cursos ofertados pela Diretoria,
Nadson confessou que “É necessário ser feito pesquisas para um
levantamento da qualidade, entretanto ainda não foi feito esse
levantamento, devido ao fato de a EAD ser uma modalidade nova de
ensino aqui na Diretoria, e estamos à pouco tempo oferecendo os
Cursos. Porém a diretoria busca sempre ficar atenta às necessidades
dos cursos, capacitação de tutores, atualização de sistemas,
buscando pela melhoria e qualidade de ensino, já que há um certo
preconceito com a educação à distancia”.
Atualmente existem mais ou menos 1.500
alunos matriculados nos cursos de EAD, e a meta para 2014 é de mais
ou menos 2.500 alunos. E o Diretor esclarece que desde quando começou
a oferta dos cursos, a quantidade de matrículas e vagas só tem
aumentado.
Fonte: DIPEAD, 2012.
4 ORGANOGRAMA DA DIRETORIA DE POLÍTICA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
5 ORGANIZAÇÃO, SUPORTE E MONITORAMENTO DA DIPEAD
Quanto à organização, suporte e
monitoramento da Diretoria de Política de Educação à Distância
(DIPEAD), o Diretor de Políticas de Educação à Distância, o Sr.
Nadson Castro nos aconselhou a pesquisar no site oficial da
Instituição para melhor entendimento de como é dividido os núcleo
e das responsabilidades de cada um. No site da Diretoria, no link
equipe (ver em referências), pudemos encontrar (DIPEAD, 2012).
• Núcleo de Desenvolvimento
e Suporte:
Responsável por projetar, implementar
e dar manutenção ao ambiente virtual de aprendizagem da DIPEAD,
rede de dados, videoconferências, bem como pesquisar novas
tecnologias e mídia que venham a agregar novas ferramentas a esta
modalidade de ensino. Dividido em: AVA, Estúdio e videoconferência
• Núcleo de Tecnologia
Educacional:
Responsável pela organização
didático-pedagógica para EaD, tendo como objetivos: Pesquisa e
orientação visando à elaboração de material didático; pesquisa
de metodologias de Educação a Distância; domínio da legislação
educacional referente à Educação a Distância; acompanhamento e
avaliação institucional do curso e de suas etapas de execução;
avaliação de aprendizagem (elaboração, aplicação e correção
de provas presenciais e tarefas a distância); interação com
parceiros e responsáveis pelos laboratórios de informática e
demais laboratórios pedagógicos. Dividido em: organização
didática, legislação e elaboração de material.
• Núcleo de Sistema de
Tutoria:
Responsável pela captação, seleção
e formação contínua e continuada do corpo de tutores; captação
de tutores; organização e coordenação da tutoria; capacitação
interna do corpo docente e tutores vinculados ao DIPEAD/IFRR; equipe
de tutorial presencial e a distância de todos os cursos. Dividido
em: seleção e recrutamento, capacitação de tutores,
monitoramento de tutores.
• Núcleo de administração
logística:
Responsável pela distribuição de
material e organização de espaços para encontros
presenciais, viagens, bem como: monitoramento do financeiro;
acompanhamento do material e equipamento adquirido; gestão de
convênio e demais cursos. Dividido em: financeiro,
administrativo e logística.
• Diretoria de EAD:
Responsável pelo planejamento
estratégico; implantação e implementação das políticas de
ensino na modalidade EAD; monitoramento do processo das ações em
EAD; avaliação das ações; retroalimentação do sistema; captação
de financiamentos via editais; articulação com Estados e municípios
para formação de professores e qualificação.
6 CURSOS OFERTADOS PELA DIPEAD
- Licenciatura em Letras – Espanhol e Literatura Hispânica
Curso:
Especialização em Psicopedagogia
Modalidade: Pós-graduação
Lato Sensu na modalidade a Distância
Carga
Horária: 360
horas, regido pela Resolução nº 001 do Conselho Nacional de
Educação, de 3 de abril de 2001.
Sistema
de organização: modular
Forma
de funcionamento: A
distância
Clientela: Formados
em: Pedagogia, Psicologia e Licenciaturas em geral
Curso: Docência
no Ensino Profissional e Tecnológico com Ênfase em Desenvolvimento
Sustentável
Modalidade:
Pós-graduação Lato Sensu na modalidade a Distância
Carga
Horária: 421h,
regido pela Resolução nº 001 do Conselho Nacional de Educação,
de 3 de abril de 2001
Sistema
de organização: Modular
Forma
de funcionamento: A
distância
Clientela: Professores
da Rede Pública de Ensino (municipal, estadual e federal), dos
municípios do Estado de Roraima, graduados em curso superior
reconhecido pelo MEC, de todas as áreas do conhecimento, que atuem
ou pretendam atuar na área de Educação Profissional e Tecnológica,
exercendo docência de componentes curriculares para os quais possui
formação especializada.
- Aperfeiçoamento em PROEJA
- Formação de Tutores
- Cursos de Espanhol
- Cursos de Inglês
Curso:
Redação Oficial
Objetivo: proporcionar
formação em extensão universitária para a atualização de
conhecimentos básicos de comunicação, no uso do padrão culto de
linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.
Carga
horária: 40
Hs
Cliente: Servidores
e alunos dos CAMPI.
Curso:
Administração e customização do AVA moodle
Objetivo: Capacitar
os tutores na customização e administração do ambiente virtual de
aprendizagem Moodle, com seus principais recursos disponíveis.
Carga
horária: 60
Hs.
Cliente: Tutores
em EAD
Curso: Programa
de Capacitação para atender profissionais envolvidos na execução
dos cursos na modalidade de Educação a Distância no Instituto
Federal de Roraima.
Carga
horária: 120h
Público: Tutores,
coordenadores de polos, professores, profissionais multidisciplinares
e técnicos envolvidos em EAD do IFRR.
- Manutenção e Suporte em Informática
- Alimentação Escolar
- Infraestrutura Escolar
- Secretaria Escolar
Atualmente a DIPEAD (Diretoria de
políticas de Educação a distancia) junto ao IFRR (Instituto
Federal de Roraima) oferece cursos de graduação, de capacitação e
formação, Cursos de Extensão, Cursos Técnicos de Nível Médio e
Cursos PROFUNCIONÁRIO, através da UAB (Universidade Aberta do
Brasil) com cursos de graduação e a ETEC com os cursos técnicos,
levando a EAD (Educação à distancia) a vários municípios do
estado de Roraima.
Segundo o diretor da DIPEAD Nadson
Castro, a iniciativa da EAD oferecida pela instituição, leva a
oportunidade de qualificação e capacitação para todas as pessoas
interessadas em adquirir conhecimento através da EAD, visa da
oportunidade de estudo para quem não tem disponibilidade de horário
para estar em sala de aula e facilitar o acesso à educação para
quem não pode dar continuidade aos estudos.
Buscando sempre o modo mais acessível
aos alunos, as aulas são ministradas via internet através de chats,
apostilas on-line na plataforma de acesso, videoconferências, e
ainda encontros presenciais para sanar duvidas dos alunos, e para do
suporte as necessidades e dificuldades dos alunos, a DIPEAD esta
montando uma sala de videoaulas para que os alunos possam acompanhar
as aulas.
Quanto à qualidade a diretoria vem
trabalhando para que haja formação com qualidade, embora as
dificuldades de acesso à internet seja ainda um problema em nosso
estado.
Observamos que a EAD não só e uma
modalidade de ensino nova, como e um meio acessível a todos, embora
haja preconceito o DIPEAD tem um numero considerável de alunos
matriculados em cursos à distancia.
Levar a melhoria e qualidade de estudo
à sociedade e uma missão da EAD hoje no mundo.
REFERÊNCIAS
IFRR.
Instituto Federal de
Roraima. 2013.
Disponível em:
<http://ifrr.edu.br/index.php/component/content/article/39-historico/48-historico>.
Acesso em: 19 jul. 2013.
DIPEAD.
Diretoria de Políticas
Publicas de Educação a Distância.
2012. Disponível em: <http://ead.ifrr.edu.br/dipead/>.
Acesso em: 12 jul. 2013.
ANEXOS
Fonte: DIPEAD, 2012.
Olá Gabriela,
ResponderExcluirParabéns pela postagem do Relatório!! Senti falta de fotos.
Abraços,
Profa. MSc. Teresa Kátia