sexta-feira, 23 de agosto de 2013

RELATÓRIO DO INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA(IFRR),SETOR DIPEAD.

Universidade Federal de Roraima
Centro de Educação
Departamento de Pedagogia
Disciplina: Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada à Educação
Professora: Teresa Kátia Alves de Albuquerque
Componentes: GABRIELLA RIBEIRO MIRANDA E Juliana Karoline Dantas

 

RELATÓRIO DO INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA(IFRR),SETOR DIPEAD.

INTRODUÇÃO

Este Projeto de Pesquisa visa obtenção de informações junto ao DIPEAD, no Instituto Federal de Educação (IFRR), para conhecimento quanto à execução dos Cursos à Distância e o uso das Tecnologias e andamento da EAD na Instituição. Busca sanar dúvidas quanto aos processos, execução dos cursos e benefícios que os mesmos oferecem à comunidade.
Como metodologia realizaremos entrevista à equipe organizadora da DIPEAD, procurando esclarecer da melhor forma possível nossas dúvidas.

1 HISTÓRICO DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) vivenciou durante toda sua existência várias mudanças, assim como outras Instituições de Ensino do nosso País. Atualmente, o IFRR possui estrutura multi-campi, composto por quatro campus: Amajari, Boa Vista, Zona Oeste (em fase de implantação) e Novo Paraíso, além da Reitoria. Em 2013, o IFRR conta com um quadro de 481 servidores efetivos, dentre técnico-administrativos e docentes (IFRR, 2013).

1.1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA E O SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL JUNTOS

Ao realizarmos pesquisas de busca na internet, encontramos no site oficial do Instituto Federal (IFRR)[ver em referências] como aconteceu a adesão do mesmo ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Esse processo coaduna-se com  a  expansão da Rede de Educação Profissional e Tecnológica no Brasil (2008), no qual tem o desafio de atender ao Termo de acordo de metas que foi celebrado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC)/MEC e a Instituição ora mencionada (IFRR, 2013).
O termo de acordo entre SETEC e IFRR é um documento que estabelece as metas acadêmicas e institucionais a serem cumpridas pelos Institutos Federais de todo o Brasil até o ano de 2022.
Dentre os compromissos desse acordo, os que se destacam são os relacionados à Educação à Distância. A partir do Termo de Acordo a educação à distância passa a ter a necessidade de ser implantada como atividade  regular nos Institutos Federais, bem como estabelece formas de medição de índices de eficácia e eficiência, parâmetros para ofertas de vagas e cursos, além de projetos, pesquisas e inovação para o Instituto Federal.
Assim, o IFRR sentiu a necessidade de iniciar o processo de implantação da modalidade de educação à distância com o processo de institucionalização formal, primeiro como uma coordenação de Educação a Distância do IFRR- CEAD (2010), e logo em seguida, ainda no mesmo ano, como uma Diretoria de Educação à Distância do IFRR-  DIPEAD.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) iniciou suas atividades para oferta de curso de educação à distância em 2011, inicialmente com o curso de Letras Espanhol e Literatura Hispânica, destinado ao atendimento dos professores que estão atuando em sala de aula sem a devida formação. Os professores interessados deveriam acessar a plataforma freire e se candidatar ao curso à distância proposto pelo IFRR.
É importante ressaltar que a adesão do IFRR a UAB foi um marco decisivo na interiorização da educação superior no estado de Roraima.

2 HISTÓRIA DA DIRETORIA DE POLÍTICA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (DIPEAD)

Pudemos encontrar um pouco da história da Diretoria de política de Educação à Distância (DIPEAD) que relataremos abaixo no site da Diretoria, no link história (ver em referências).
A história começou quando a Diretoria visou atender ao chamamento feito pelo Ministério da Educação para mobilização em torno da  formação de professores para atuar na Educação Básica o  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR que aderiu ao Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB, lançado em 2006, com  o objetivo de ampliar a oferta do ensino superior (DIPEAD, 2012).
No primeiro momento, o sistema UAB lançou editais nos quais as instituições superiores de ensino se credenciavam para a oferta de cursos de graduação e especialização,  os municípios e/ou estados se cadastravam para oferecer a Infraestrutura - polos de apoio presencial, adequada para ministração dos cursos de graduação e especialização,  e a Secretaria de Educação a Distância (SEED), atualmente extinta, no Ministério da Educação, formalizava o atendimento às demandas identificadas com a oferta dos cursos oferecidos.
Em Roraima, através da Fundação Universidade virtual de Roraima - UNIVIRR existem 15 polos de apoio presenciais credenciados pelo sistema UAB, sendo localizados um em cada um dos municípios roraimenses, para oferta de cursos de formação inicial e continuada.
Com a divulgação dos resultados de que o Brasil ocupava  no ranking mundial de pesquisa o 15º lugar, e em relação ao ensino ficava abaixo do 80° lugar, houve um apelo  para que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) aderisse ao  Plano Nacional de Formação de professores para a educação básica, através do Plano de Ações Articuladas/PAR. Com isto, o Sistema Universidade Aberta do Brasil migrou para Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Capes e se encontra dentro da Diretoria de Educação a Distância -DED/ CAPES (DIPEAD, 2012).
3 ENTREVISTA AO DIRETOR DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: NADSON CASTRO

Ao visitarmos a Diretoria de política de Educação à Distância (DIPEAD), fizemos algumas perguntas ao Diretor Nadson Castro, que nos informou acerca de como funciona o organograma da DIPEAD, e nos mostrou o organograma da Diretoria (disponível no tópico 4), onde vemos que é uma Diretoria dividida em Núcleos, e cada núcleo tem seu responsável para realizar as atividades competentes.
Ao ser perguntado como o programa funciona para que os Cursos de Educação a Distância possam ser ofertados, o Diretor nos esclareceu que “A Diretoria precisa de recursos, e esses orçamentos são oriundos tanto do Núcleo de Projetos Institucionais (IFRR), quanto de orçamentos do Núcleo de Projetos Descentralizados, que são responsáveis pelo repasse de recursos para serem desenvolvidos os cursos oferecidos pela UAB (Universidade Aberta do Brasil) para cursos de nível Superior, e ETEC para os cursos de nível técnico”.
Quando questionado quanto aos meios de acesso e ingresso aos cursos a distância, Nadson nos informou que “ atualmente a DIPEAD oferece cursos a nível de especialização, extensão, graduação e técnico, todos a distância, com o intuito de solidificar o cumprimento de sua missão e função social, e o ingresso nos cursos dar-se por publicação de edital e analise curricular, além dos cursos já existentes, há previsão de abrir mais cursos ainda este ano de 2013 para 2014”.
Nadson também relatou que a coordenação do DIPEAD tem a preocupação com o acesso dos alunos, pois o problema de acesso à internet ainda é constante em nosso estado, mas relatou que todos os alunos tem acesso a internet pelos pólos responsáveis em Boa Vista, e oferecidos pela UNIVIRR nos laboratórios de informática. E frisou: “Mesmo com as dificuldades todas as aulas são realizadas”.
Na questão dos benefícios da EAD para a sociedade, o Diretor da DIPEAD vê a EAD como uma oportunidade de estudo para quem não tem disponibilidade de horário para estar em sala de aula todos os dias, um exemplo citado pelo professor Nadson Castro foi do curso de Formação de Professores no Campo, que leva a oportunidade para as mais diversificadas distâncias do nosso estado, podendo os alunos ter formação sem ter que sair do município deles.
Quando questionado em relação à comprovação da qualidade dos cursos ofertados pela Diretoria, Nadson confessou que “É necessário ser feito pesquisas para um levantamento da qualidade, entretanto ainda não foi feito esse levantamento, devido ao fato de a EAD ser uma modalidade nova de ensino aqui na Diretoria, e estamos à pouco tempo oferecendo os Cursos. Porém a diretoria busca sempre ficar atenta às necessidades dos cursos, capacitação de tutores, atualização de sistemas, buscando pela melhoria e qualidade de ensino, já que há um certo preconceito com a educação à distancia”.
Atualmente existem mais ou menos 1.500 alunos matriculados nos cursos de EAD, e a meta para 2014 é de mais ou menos 2.500 alunos. E o Diretor esclarece que desde quando começou a oferta dos cursos, a quantidade de matrículas e vagas só tem aumentado.

4 ORGANOGRAMA DA DIRETORIA DE POLÍTICA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA


5 ORGANIZAÇÃO, SUPORTE E MONITORAMENTO DA DIPEAD

Quanto à organização, suporte e monitoramento da Diretoria de Política de Educação à Distância (DIPEAD), o Diretor de Políticas de Educação à Distância, o Sr. Nadson Castro nos aconselhou a pesquisar no site oficial da Instituição para melhor entendimento de como é dividido os núcleo e das responsabilidades de cada um. No site da Diretoria, no link equipe (ver em referências), pudemos encontrar (DIPEAD, 2012).
• Núcleo de Desenvolvimento e Suporte:
Responsável por projetar, implementar e dar manutenção ao ambiente virtual de aprendizagem da DIPEAD, rede de dados, videoconferências, bem como pesquisar novas tecnologias e mídia que venham a agregar novas ferramentas a esta modalidade de ensino. Dividido em: AVA, Estúdio e videoconferência 
• Núcleo de Tecnologia Educacional: 
Responsável pela organização didático-pedagógica para EaD, tendo como objetivos: Pesquisa e orientação visando à elaboração de material didático; pesquisa de metodologias de Educação a Distância; domínio da legislação educacional referente à Educação a Distância; acompanhamento e avaliação institucional do curso e de suas etapas de execução; avaliação de aprendizagem (elaboração, aplicação e correção de provas presenciais e tarefas a distância); interação com parceiros e responsáveis pelos laboratórios de informática e demais laboratórios pedagógicos. Dividido em: organização didática, legislação e elaboração de material.
• Núcleo de Sistema de Tutoria:
Responsável pela captação, seleção e formação contínua e continuada do corpo de tutores; captação de tutores; organização e coordenação da tutoria; capacitação interna do corpo docente e tutores vinculados ao DIPEAD/IFRR; equipe de tutorial presencial e a distância de todos os cursos. Dividido em: seleção e recrutamento, capacitação de tutores, monitoramento de tutores.
• Núcleo de administração logística: 
Responsável pela distribuição de material e  organização de espaços para encontros presenciais, viagens, bem como: monitoramento do financeiro; acompanhamento do material e equipamento adquirido; gestão de convênio e demais cursos. Dividido em: financeiro, administrativo e logística.
Diretoria de EAD:
Responsável pelo planejamento estratégico; implantação e implementação das políticas de ensino na modalidade EAD; monitoramento do processo das ações em EAD; avaliação das ações; retroalimentação do sistema; captação de financiamentos via editais; articulação com Estados e municípios para formação de professores e qualificação.
6 CURSOS OFERTADOS PELA DIPEAD

6.1 CURSOS DE GRADUAÇÃO

  • Licenciatura em Letras – Espanhol e Literatura Hispânica
6.2 CURSOS DE PÓS GRADUAÇÃO
Curso:  Especialização em Psicopedagogia 
Modalidade: Pós-graduação Lato Sensu na modalidade a Distância
Carga Horária: 360 horas, regido pela Resolução nº 001 do Conselho Nacional de Educação, de 3 de abril de 2001.
Sistema de organização: modular
Forma de  funcionamento: A distância
Clientela: Formados em: Pedagogia, Psicologia e Licenciaturas em geral

Curso: Docência no Ensino Profissional e Tecnológico com Ênfase em Desenvolvimento Sustentável
Modalidade:  Pós-graduação Lato Sensu na modalidade a Distância
Carga Horária: 421h, regido pela Resolução nº 001 do Conselho Nacional de Educação, de 3 de abril de 2001
Sistema de organização: Modular
Forma de  funcionamento: A distância
Clientela: Professores da Rede Pública de Ensino (municipal, estadual e federal), dos municípios do Estado de Roraima, graduados em curso superior reconhecido pelo MEC, de todas as áreas do conhecimento, que atuem ou pretendam atuar na área de Educação Profissional e Tecnológica, exercendo docência de componentes curriculares para os quais possui formação especializada.
6.3 CURSOS DE CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO
  • Aperfeiçoamento em PROEJA
  • Formação de Tutores
6.4 CURSOS FIC (Cursos de Formação Inicial e Continuada)
  • Cursos de Espanhol
  • Cursos de Inglês

6.5 CURSOS DE EXTENSÃO

Curso: Redação Oficial
Objetivo: proporcionar formação em extensão universitária para a atualização de conhecimentos básicos de comunicação, no uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.
Carga horária: 40 Hs
Cliente: Servidores e alunos dos CAMPI.

Curso: Administração e customização do AVA moodle
Objetivo: Capacitar os tutores na customização e administração do ambiente virtual de aprendizagem Moodle, com seus principais recursos disponíveis.
Carga horária: 60 Hs.
Cliente: Tutores em EAD

Curso: Programa de Capacitação para atender profissionais envolvidos na execução dos cursos na modalidade de Educação a Distância no Instituto Federal de Roraima.
Carga horária: 120h
Público: Tutores, coordenadores de polos, professores, profissionais multidisciplinares e técnicos envolvidos em EAD do IFRR.

6.6 CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO
  • Manutenção e Suporte em Informática

6.7 CURSOS PRÓ FUNCIONÁRIO
  • Alimentação Escolar
  • Infraestrutura Escolar
  • Secretaria Escolar


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Atualmente a DIPEAD (Diretoria de políticas de Educação a distancia) junto ao IFRR (Instituto Federal de Roraima) oferece cursos de graduação, de capacitação e formação, Cursos de Extensão, Cursos Técnicos de Nível Médio e Cursos PROFUNCIONÁRIO, através da UAB (Universidade Aberta do Brasil) com cursos de graduação e a ETEC com os cursos técnicos, levando a EAD (Educação à distancia) a vários municípios do estado de Roraima.
Segundo o diretor da DIPEAD Nadson Castro, a iniciativa da EAD oferecida pela instituição, leva a oportunidade de qualificação e capacitação para todas as pessoas interessadas em adquirir conhecimento através da EAD, visa da oportunidade de estudo para quem não tem disponibilidade de horário para estar em sala de aula e facilitar o acesso à educação para quem não pode dar continuidade aos estudos.
Buscando sempre o modo mais acessível aos alunos, as aulas são ministradas via internet através de chats, apostilas on-line na plataforma de acesso, videoconferências, e ainda encontros presenciais para sanar duvidas dos alunos, e para do suporte as necessidades e dificuldades dos alunos, a DIPEAD esta montando uma sala de videoaulas para que os alunos possam acompanhar as aulas.
Quanto à qualidade a diretoria vem trabalhando para que haja formação com qualidade, embora as dificuldades de acesso à internet seja ainda um problema em nosso estado.
Observamos que a EAD não só e uma modalidade de ensino nova, como e um meio acessível a todos, embora haja preconceito o DIPEAD tem um numero considerável de alunos matriculados em cursos à distancia.
Levar a melhoria e qualidade de estudo à sociedade e uma missão da EAD hoje no mundo.



REFERÊNCIAS

IFRR. Instituto Federal de Roraima. 2013. Disponível em: <http://ifrr.edu.br/index.php/component/content/article/39-historico/48-historico>. Acesso em: 19 jul. 2013.

DIPEAD. Diretoria de Políticas Publicas de Educação a Distância. 2012. Disponível em: <http://ead.ifrr.edu.br/dipead/>. Acesso em: 12 jul. 2013.



ANEXOS








Fonte: DIPEAD, 2012.
  



Um comentário:

  1. Olá Gabriela,
    Parabéns pela postagem do Relatório!! Senti falta de fotos.
    Abraços,
    Profa. MSc. Teresa Kátia

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